Código: | PA18 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Paulo Rodrigues Pires |
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Corpo docente: |
João Pedro de Campos Duarte Antunes |
Português
Compreender os conceitos de difusão audiovisual analógica e digital
Conceber um projeto de streaming multicâmara
Realizar difusão on-line com recurso as técnicas e tecnologias adequadas
Legislação
- Enquadramento legal português
Tipologia de difusão
- Conceitos difusão analógica e digital
- Plataformas broadcasting on-line (Webcasting)
Técnicas e tecnologias
- Tecnologias de difusão audiovisual
- Técnicas e tecnologias de edição e streaming multicamara (e.g. Livestream, vMix)
- Edição Audiovisual “real time”
Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a capacidade de produção de produtos audiovisuais como elementos comunicativos em tempo real, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisuais.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição de competências nas áreas de broadcasting, com preocupações artísticas e estéticas.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem as tecnologias envolvidas na difusão da imagem fixa, do áudio e da imagem em movimento, para possam conceber e difundir produtos audiovisuais nas mais diversas plataformas síncronas e assíncronas.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelos professores ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(c) Leitura, discussão e análise de áudio;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de produtos audiovisuais em aula, com emissão on-line;
(f) Apresentação e discussão dos trabalhos;
Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de simulação de contexto profissional, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de exercícios frequentes e direcionados. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
I) Avaliação Formativa
a. Participação nas componentes teórico-práticas de áudio e imagem em movimento.
b. Discussão dos temas propostos, presencial e on-line.
c. Difusão do produto audiovisual on-line.
II) Avaliação Sumativa
a. Difusão de Produto audiovisual on-line- 50%.
b. Reflexões críticas- 20%.
c. Realização de experiências audiovisuais em aula- 30%
Avaliação contínua com mínimo de 70% assiduidade às sessões práticas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
Austerberry, David (2013) The technology of video&audio streaming. Oxford: Focal Press.
Jacobson, M. (2018). Mastering Multi-Camera Techniques: From Pre-Production to Editing to Deliverable Master. Routledge
Kuschel, Tim (2022). The Live Event Video Technician. Focal Press
Utterback, A.H.. (2015). Studio Television Production and Directing: Concepts, Equipment, and Procedures. (2nd ed.) Routledge;
http://www.vmixhd.com/
http://new.livestream.com/
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%)- teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%)- apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.
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